E. E. José Cláudio Alves alcança nota 4,0 no IDEB 2017 e no SIMAIS é destaque em 1º lugar entre as escolas de Porte V


O Rio Grande do Norte embora não tenha tido bom desempenho no ensino médio da rede pública estadual dentro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O estado alcançou 2,9 pontos no Ideb 2017, 1 ponto a menos do que a meta prevista para o ano. Não foi assim com a Escola Estadual José Cláudio Alves em Taboleiro Grande.
A referida escola vem avançando nos últimos 4 anos na qualidade e no empenho da Educação do Estado do Rio Grande do Norte, recebendo a Comenda do Mérito da Educação e da Cultura pelo SIMAIS, sendo destaque por alcançar o 1º lugar entres as escolas de Porte V do estado. 

O SIMAIS visa reunir e integrar institucionalmente processos avaliativos distintos e importantes para a atuação do Estado na gestão educacional como: avaliação da aprendizagem escolar, avaliação docente e profissional, avaliação institucional, além de monitoramento dos programas e projetos institucionais da educação estadual. Todos os processos funcionarão de forma integrada numa mesma plataforma virtual, comunicando-se devidamente com os demais sistemas de gestão da educação.


O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).
O estado avançou pouco no Ideb nos últimos dez anos. Em 2007, o RN alcançou 2,6 pontos. Em 2017, o aumento foi de 0,2.
A escola avançou significativamente de 2015 a 2017, alcançando a NOTA 4,0 no IDEB. Resultado do esforço de uma gestão escolar com o envolvimento dos professores, coordenadores, alunos e comunidade.
Nacional
Os dados do Ideb mostram ainda que, ao considerarmos todo o país, somente os anos iniciais do ensino fundamental alcançaram as metas intermediárias definidas para 2017. Todo o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental ficaram abaixo e apresentaram queda em ao menos um cenário.
O ensino médio, considerando a rede pública e privada, teve crescimento de 0,1 ponto entre 2015 e 2017: passou de 3,7 para 3,8. Mas se considerada apenas a rede estadual, responsável por 84,6% das matrículas nesta etapa do ensino, o Ideb ficou estagnado e teve um crescimento modesto nos últimos anos (em 2015 e em 2017 era 3,5; em 2009 era 3,4.

A Gestão Escolar agradece aos envolvidos nesse valioso processo, pois os resultados são méritos de todos da comunidade escolar Taboleirense.















Fonte: G1; Inep.
Portal do Governo do RN

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